As declarações de Meta não são uma surpresa / Parlamento é totalmente legítimo, irá refletir as alterações do Código Eleitoral

Primeiro Ministro Edi Rama, durante uma entrevista à TV da Alemanha, onde realiza uma visita de trabalho, disse que as declarações do presidente Ilir Meta não são uma surpresa em termos do debate sobre as mudanças no Código Eleitoral.


Rama enfatiza que a Assembleia é legítima e continuará a trabalhar na implementação das alterações ao Código Eleitoral, ditadas pelas alterações constitucionais votadas no final de julho.


“Não tenho seguido as declarações do presidente, não constituem surpresa de forma alguma para que se concretizem”, disse Rama.


“Embora o parlamento continue a trabalhar, não só é legítimo, mas está no cargo e continuará a fazê-lo para refletir mudanças importantes no Código Eleitoral que ocorreram antes do encerramento da última sessão, abrindo caminho para listas abertas e ao mesmo tempo, consolidar o sistema eleitoral com uma mudança necessária da fórmula da coligação, de uma fórmula absurda que era completamente única e que nenhum país tem, para uma fórmula que todos os países europeus que têm a coligação como oportunidade e que criam coalizões pré-eleitorais.


Deputado do Partido Socialista, Adnor Shameti disse que as alterações constitucionais entraram em vigor, garantindo a abertura das listas e o recurso ao voto preferencial de todos os eleitores para eleger o indivíduo que pretendam dentro da lista compilada por entidades políticas.


Em uma entrevista para a TV, o MP Shameti explicou que, "o rascunho apresentado pelo MP Damian Gjiknuri, não significa necessariamente que esta versão final esteja de acordo".


“Como sabem, frisou, outros representantes do Conselho Político boicotaram a reunião deste conselho com o argumento que a ODHIR deveria manifestar em relação a esta proposta. É importante esclarecer que a ODHIR em nenhum caso elabora a lei. Apreciamos o papel da OSCE / ODIHR ao longo de todo o processo, desde o estabelecimento da Comissão Especial para a Reforma Eleitoral, que nos apoiou, organizou mesas-redondas conjuntas para redigir legislação eleitoral ao longo deste tempo, mesmo quando PD e LSI faziam parte do parlamento e faziam parte desta comissão, mas também na época em que PD e LIS estavam fora do parlamento. Em todo caso, até na constituição do convênio de janeiro, ou mesmo na elaboração do produto final do dia 5 de junho, eles estiveram do nosso lado, A OSCE / ODIHR forneceu assistência especializada para fornecer a melhor opção possível. Nestas condições, se a oposição extraparlamentar tiver reivindicações sobre o projecto apresentado pela maioria, é-lhes pedido que apresentem a sua versão, todas as variantes podem ser submetidas a perícia da ODHIR ”, disse Shameti.


“Em nenhum caso a OSCE / ODIHR interfere na Constituição ou na lei eleitoral, isso é categórico. Mas na prática essa instituição opera com relatórios periódicos, então p. sh ocorreu nas últimas 3 ou 4 eleições. “Com suas descobertas e os problemas que levantaram, essas são questões do trabalho da Comissão Especial para a Reforma Eleitoral e do Conselho Político”, disse ele.


“No entanto, na nossa convicção por maioria, o afastamento da oposição fora do Parlamento do Conselho Político e a sua não apresentação do anteprojecto de pequenas alterações que se prevêem no Código Eleitoral, a serem ajustados entre a vertente Constitucional aprovada a 30 de Julho, já em o poder e o Código Eleitoral ou outras 7 leis que têm de ser corrigidas, devem definitivamente dar o seu apoio e estar presentes no Conselho Político ”- afirmou.


Shameti destacou que, “em primeiro lugar, todos devem saber que as listas de candidatos a deputados são feitas por determinados fóruns e depois o presidente as encaminha para os órgãos do CEC. Abrindo as listas, este projeto apresentado por Gjiknuri no Conselho Político é a que melhor legaliza o voto preferencial do povo e a derrubada das listas. Basta que um candidato classificado na lista apresentada por uma entidade política obtenha um voto a mais do que a média proporcional dos votos dessa entidade política, o que torna a disputa muito interessante e abre a disputa entre os candidatos da mesma lista "


“A essência importante da Reforma Eleitoral foram as mudanças na Constituição da Albânia que claramente sancionam a abertura das listas e a Constituição estipula que uma entidade política ou o presidente não pode submeter à CEC uma lista com mais de 2/3 de essa lista está fechada e cabe a cada nova ou velha entidade política jogar desde a abertura de 100% da lista até o limite constitucional que não é inferior a 2/3 que deve ser aberto ”- disse Shameti.


Ele esclareceu que as emendas à Constituição retiram as definições de coalizões. “Cabe a estes ajustamentos serem feitos através da lei eleitoral que exige maioria qualificada com 84 votos. Nesse sentido, através da minuta por nós apresentada ou de outras que venham a ser submetidas ao Conselho Político, será encontrado um produto final que melhor refletirá a mudança constitucional ”, disse.


“Através das mudanças constitucionais, os cidadãos apresentam a sua vontade preferencial. Isso não se resolve em sair da mesa e minar as conquistas alcançadas até agora, desse processo legislativo eleitoral para não ser atrapalhado e se efetivar, mas se faz por meio do diálogo e da apresentação de alternativas por cada entidade ”- disse Shameti.


“Na Comissão de Direito concluímos a determinação das comissões do CEC. O prazo para inscrições foi encerrado ontem. Acho que na próxima semana a comissão especial fará essa classificação e enviará a lista à Assembleia. Estou convencido de que os partidos vão voltar ao Conselho Político e haverá variantes de cada partido. “Não vamos deixar a Albânia entrar em colapso e não podermos levar a cabo o processo eleitoral”, concluiu Shameti.


Secretário-geral do Partido Socialista Taulant Balla afirmou da Alemanha que no dia 25 de abril o SP conquistará 74 cadeiras.


Acompanhando o primeiro-ministro Edi Rama em uma visita oficial à Alemanha, onde participou de um importante fórum de formulação de políticas na Baviera, Balla ironicamente sugeriu à oposição que acalmasse as almas em dificuldades.


Balla em entrevista à TV também sublinhou que durante esta visita à Alemanha a delegação albanesa teve uma importante reunião com representantes do Bundestag, bem como com representantes de empresas muito importantes.


“A visita do primeiro-ministro à Alemanha é a participação em um dos fóruns políticos e econômicos que acontecem no Land da Baviera, com a presença de altos representantes políticos e dirigentes de empresas alemãs, e não só”, disse Balla.


“O nosso destino é que o Primeiro-Ministro se dirigisse ontem e hoje no seu discurso aos decisores políticos e aos económicos, que são os líderes destas empresas, oferecendo a Albânia como destino de investimento e garantia, se considerarmos a posição geopolítica que o país tem ", - acrescentou Balla.


“A respeito dos abusos do caldeirão e das inspirações da oposição para esta visita, quero dizer que o objetivo desta visita foi participar aqui. Para a parada em Berlim fomos recebidos para um jantar de trabalho com importantes representantes do Bundestag, de importantes empresas aqui na Alemanha, onde também estiveram membros do gabinete. "Foi tudo um encontro com amigos da Albânia, que são numerosos aqui na Alemanha", disse Balla.


“Quero afirmar que o nível político das relações entre a Albânia e a Alemanha é o mais alto até agora. Quero apaziguar as almas perturbadas dos representantes da oposição, dizendo que não existe falha. Mas é uma reconfirmação de nossas intenções com a Alemanha. A partir dessas relações devemos passar e expandir em termos da presença de empresas alemãs. Nos últimos anos, temos ampliado a presença de empresas alemãs em nosso país ”, - enfatiza Balla.


Questionado sobre as mudanças no Código Eleitoral, Balla disse que elas devem ser implementadas até 30 de outubro.


“Temos que entender que as mudanças decorrem das mudanças constitucionais de 30 de julho. Demos o importante passo de garantir a abertura das listas. Todo albanês que fez 18 anos em 25 de abril terá a oportunidade de lançar dois votos; um voto para o assunto e um para o candidato ", - disse Balla.


“Os candidatos que têm mais confiança dos cidadãos têm a oportunidade de ser eleitos membros da nova Assembleia da Albânia. A lista proposta pelo partido pode mudar em função do número de votos que o candidato receber. Esta não é uma invenção albanesa, mas um modelo que funcionou perfeitamente em importantes países da UE. Como a República Tcheca, Áustria, Bélgica, Holanda e Croácia, que têm legitimidade garantida. Não temos tempo a perder, como estão as eleições. Que eles apresentem suas próprias propostas para o sentido de mudança constitucional. “Mudanças constitucionais estabeleceram marcos importantes para a abertura de listas e uma nova forma de coalizões pré-eleitorais”.


“Não acredito que a oposição continue com cenários desatualizados de não cooperação e não aceitação do diálogo e da comunicação sobre algumas regras da democracia, como a questão relacionada ao fato de abrir as listas”, disse Balla.


“Estou orgulhoso que o Partido Socialista apoiou este importante processo de democratização do país. Acredito que o DP é contra a concessão do direito aos cidadãos albaneses. Acredito que o DP desistirá desses álibis, para anteceder a próxima derrota em 25 de abril. Não devemos perder tempo. A proposta por nós feita para preservar a igualdade de gênero é muito correta. Teremos 30% de meninas e mulheres na Assembleia, e isso é uma conquista. “O SP tem o seu papel nesta emancipação”, continuou.


Balla disse que, SP já começou a trabalhar com as estruturas de base.


“De hoje até as eleições de 25 de abril, são cerca de 210 dias de trabalho intensivo. Será uma campanha atípica e devido à difícil situação com a pandemia. Montamos a sede eleitoral central sob a liderança do primeiro-ministro Edi Rama. As primeiras reuniões de organizações com assembleias socialistas estão ocorrendo em 12 regiões. Vamos desenvolver um processo aberto, com tecnologia, na seleção dos nossos candidatos. Sem dúvida, as pessoas comuns deste país, que são nossos únicos aliados, terão uma voz importante. Não tenho dúvidas de que o PS vai confirmar os 74 mandatos que nós, albaneses, nos confiamos em 2017. “Mas a partir da avaliação preliminar, em alguns municípios podemos ter um aumento que recebemos em 2017”, - sublinhou Balla.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canteiro de obras de água em Kamza / 21 mil habitantes 24 horas de água potável de qualidade em 2021

O número de caixas eletrônicos aumenta para 708 no final de agosto

Projeto da OTAN para base aérea de Kuçova avança a bom ritmo